quarta-feira, dezembro 29, 2010

Mundo novo


Imagine um mundo novo. Completamente diferente do que é hoje. Um mundo onde Cristo não tivesse sido crucificado.

Difícil imaginar? Também pensava assim. Mas acontece que tudo parte de uma reunião de fatos. Jesus realmente mudou o mundo em que vivemos. A maioria acha que foi para melhor, outros são indiferentes... Mas temos que ver todos os lados e as possibilidades. Não pretendo fazer um texto de cunho herege nem ateu, nem mesmo um exaltando a religiosidade, pois creio que cada um tem sua crença, e não estou aqui para forçar a crença de ninguém, apenas para apresentar fatos. Portanto, mesmo aqueles que não concordarem com este texto, peço que tenham um pouco de bom senso e avaliar o lado de todos os que possam lê-lo.

Jesus Cristo supostamente nasceu, viveu e morreu no período em que o Império Romano estava no auge. Este Império sempre foi conhecido como conquistador, dominador e impiedoso, e a dominação foi rápida. Em mais de um milênio de Império, este se extendia por praticamente toda a Europa, o norte da África e uma boa parte do Oriente Médio. Nesta época do nascimento de Cristo, o Império Romano tinha 5 milhões de habitantes, um número exorbitante para a condição daquela época, isso sem contar o número de escravos (que não eram considerados cidadãos), que era bem maior. Na época, a religião predominante era politeísta, ditada por Júpiter e Zeus, mas o Imperador detinha todo o direito religioso. Era como se fosse o mensageiro dos deuses na Terra.

Dizem que um verdadeiro artista só é reconhecido após sua morte. Jesus fez inúmeras demonstrações aqui na Terra do que foi considerado milagre para muitos, mas mesmo assim, sua imagem não foi tão difundida por causa da repreensão do Império. Como Roma era um Império egoísta, os governantes de cada local não queriam aceitar que havia alguém mais poderoso que eles mesmos. Por isso, desde seu nascimento, Cristo enfrentou perseguições, testes e dificuldades proporcionadas pelos governantes dos locais onde passava. Cristo morreu como um mártir para a Igreja que ele tinha recentemente estabelecido, a Católica Apostólica. Com sua morte, os apóstolos peregrinaram pela região divulgando os ensinamentos católicos, que a muitos encantava. E assim foi se espalhando o cristianismo, que veio a se tornar a religião com mais adeptos no mundo. Mas o gatilho para tudo isso foi a morte de Cristo na cruz.

Agora, e se Cristo não tivesse sido crucificado? E se, seguindo a tradição da época, dessem-lhe um castigo de 50 chibatadas e depois libertá-lo? Pois os que eram considerados "hereges", assim como Jesus foi considerado, por se dizer "filho de Deus", eram tratados exemplarmente desse modo, para que ninguém seguisse suas teorias. Se isso fosse seguido, Jesus continuaria vivo e pregando sua palavra. Mas ela não iria se espalhar, iria se concentrar na região. Particularmente, foi a expansão do cristianismo a derrocada do Império Romano, pois erguia-se um novo tempo à sua frente... o Império Bizantino, dominado pela Igreja. Assim, se Jesus não tivesse morrido de cruz, o catolicismo não se espalharia e o Império Romano continuaria a crescer. Se isso acontecesse, na velocidade em que o Império se expandia, hoje seríamos Roma. O Latim não teria sido extinto, pois, tão conservador, o Império prosseguiria com seu idioma materno. Até hoje, existiriam escravos, e não sentiríamos pena deles. Mas também, por ser o mundo de um Império unificado, não teríamos guerras, já que não haveria povos entrando em conflitos idealísticos. O cristianismo seria apenas um pequeno movimento rebelde ao sistema, sem poder para afetar sequer um país. Honraríamos a diversos deuses, que nos "castigariam" e "nos pregariam peças", mas, por medo, faríamos oferendas a eles. Não haveria exércitos, pois não teria de quem se defender. A tecnologia estaria mil vezes mais avançada, já que vem sendo trabalhada univocamente desde a antiguidade. Provavelmente nesta época em que vivemos agora, poderíamos, além de televisores em HD e iPads, ter à disposição viagens espaciais, ter o controle de tudo apenas por comandos de voz, carros que andassem na velocidade da luz... A sociedade seria visivelmente dividida, nas "castas" desiguais entre a nobreza e a plebe. Não sofreríamos crises econômicas, já que o dinheiro seria só um, e o poder de compra individual seria maior.

Enfim, o mundo seria completa e definitivamente diferente, cabe a nós decidir se seria melhor ou pior. Formulem suas teorias também! Escrevam nos comentários o que mais vocês acham que o mundo mudaria se Jesus Cristo não tivesse sido crucificado.

Peace All!

3 comentários:

  1. Qualquer coisa aí. :p haha, brincadeira...

    Poxa, João... Acho que este post saiu bem do contexto dos anteriores e, certamente, isso não o tornou menos genial. Na verdade, este foi MUITO genial.

    Acho que a crucificação de Jesus foi algo determinante na história da humanidade... De fato, se esse não tivesse sido seu "fim" (e começo também, deve-se dizer)até teríamos um mundo mais unificado, com menos guerras (pois ainda haveria cristãos, apesar de poucos, e isso geraria um conflito ali e outro aqui, de vez em nunca)...
    Mas também não haveria tanta liberdade de pensamento e expressão. Jesus foi o primeiro revolucionário de efeito! Ele pregava a liberdade, de certa forma... Ia além de tornar o povo cristão... Foi o grande filósofo, psicólogo e rebelde que não usou de violência. Um rebelde que usava de amor ao próximo e encorajava que os outros assim fizessem.
    Acho que, mesmo não acreditando muito na Bíblia, pois nenhuma fonte é, de fato, completamente confiável... Acho que prefiro o mundo como está.

    ResponderExcluir
  2. Texto Incrível! Mas isso vc ja sabe!

    Olha brigada por tudo nesse ano, vc me ajudou muito e nunca vou esquecer disso.
    Tenho um carinho muito grande por vc!
    Foi quem me deu muita força quando mais precisei...fora os códigos rsrsrs

    Tudo de melhor em 2011...


    Sucesso e saúde em 2011!!!

    Deus o abençõe nesses próximos 365 dias!!!

    s2

    ResponderExcluir
  3. Diante da seguinte possibilidade: "ter à disposição viagens espaciais", o resto de mais nada importa. Acho que jesus na cruz por uma viagem espacial é uma troca bem justa HAHAHA.

    Brincadeiras a parte (ou não), Jesus é uma figura que até hoje eu não tenho uma definição certa. A única coisa que podemos analisar em relação à ele é o comportamento e doutrina que permanece até hoje nas pessoas.

    Até mesmo ateus, ou qualquer outra religião conhecida está sob a influência da visão de mundo e tradição deixada por essa figura que por mais que seja vaga, perdurou por mais de 2 mil anos. Com certeza deve haver um motivo para isso...

    Mas bem, eu acho que se jesus não tivesse sido crucificado não teríamos taantas mudanças assim, pois existem numerosos deuses anteriores a ele que basicamente se tratam da mesma "pessoa". Então seja lá que porcaria for e independente de como é chamado, está conosco desde muito tempo atrás até agora.

    E eu gostaria muito de poder afirmar o porquê com certeza. Mas... :)

    ResponderExcluir

Comente você também!