sábado, julho 31, 2010

Sympathy for the devil


Quem é a figura tão temerária? Quem é este que faz multidões inteiras se encolherem e tremerem? Quem é este a quem todas as nações tentam figurar, mas ninguém descobre sua verdadeira face?

E se não houver face?

Talvez os seres humanos se preocupam demais em ver o errado nos outros, querer sempre algo tangível, visível. Querer sempre um ser para ser amado e adorado e outro oposto para ser temido e rejeitado. Usam de simbolismos, delírios, invenções ou apenas reunião de histórias passadas de boca em boca para formar imagens unanimemente reconhecidas. Muitas dessas histórias e fatos vêm da própria fonte de toda religião: O Livro Sagrado. Para os Católicos, a Bíblia; para os muçulmanos, o Alcorão; para os Judeus, o Torá. Cada um desse contém os ensinamentos dos chefes religiosos. E esses ensinamentos têm dicas e características de como seriam os seres superiores e inferiores, que supostamente chegarão ao conhecimento dos seres humanos nos tempos de Apocalipse.
E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança... Apenas por esta passagem do livro de Gênesis, provavelmente a única com uma dica da aparência de Deus, temos uma ideia do que os nossos antepassados pensavam sobre a imagem de Deus.
Sobre o Anti-Cristo, demônio, capeta, Lúcifer, qualquer nome que se vir a conhecer, há várias histórias, cada uma acrescentando características ao antagonista da mais bela história. Como nunca foi mencionado nada sobre a aparência dos anjos (e Lúcifer era um anjo, antes de ser expulso dos Céus), não podemos ter certeza sobre a cara do temerário.
Em uma análise particular (beeeeem particular), eu diria o seguinte: anjos não têm sexo nem aparência. Anjos representam sentimentos. Cada anjo dos céus representa um sentimento. Miguel, a coragem. Rafael, a esperança. Gabriel, o amor. Lúcifer costumava representar a inveja. Mas deixou ser consumido pelo sentimento que representava. Por isso foi expulso dos Céus, e, junto dele, foram todos os sentimentos negativos: avareza, ira, gula... ou seja, os sete Pecados Capitais. E por intermédio dele, os seres humanos absorveram esses sentimentos mais do que os celestes.
Hoje em dia, os seres humanos são tão preenchidos com esses sentimentos, que acabaram deixando de ser demoníacos e passaram a simplesmente humanos. Apenas um sentimento permanece demoníaco, e representa tudo o que os homens vêem no demônio, tudo o que sentem quando pensam na morte...

A face do demônio é o MEDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também!