quinta-feira, abril 22, 2010

O sucesso de GaGa


Que jogue a primeira pedra quem nunca quis ser famoso. Pois é. Até agora não recebi nenhuma pedrada. É fato que todos querem seus 15 minutos de fama. Mas o que intriga são as coisas que as pessoas fazem para conseguir a tão sonhada fama. Mas a que preço? É esse preço que a cantora Pop Stefani Joanne Angelina Germanotta, autodenominada Lady GaGa, quer mostrar para a humanidade.
Qual a chave do sucesso de Lady GaGa? Primeiramente, vamos reconhecer que a garota é uma nova Madonna em questão de fama. Começou a carreira em 2006, em 2008 já lançou dois hits mundiais, Just Dance, com parceria de ninguém menos que Akon, e Poker Face, no qual sua atitude inovadora e polêmica foi revelada. Agora, o que alavancou-a foi uma série de fatores. Primeiramente, sua voz estrondosamente forte, classificada como Contralto, o tom feminino mais forte, chegando a soar quase com a plenitude de uma voz masculina. Outro fator foi a apadrinhação de nomes improtantes da música mundial, assim como Akon, Beyoncé, entre outros. Sua música com batidas empolgantes, influenciadas pelo glam rock, assim como David Bowie e Queen e cantores Pop da década de 80, como Cher, Cyndi Lauper, Madonna e Michael Jackson. Mas a grande chave, o trunfo final de GaGa é, indiscutivelmente, a moda. Suas apresentações glamurosas, suas vestimentas fora do comum, sua total falta de impedimento de criar, inventar, inovar e testar publicamente, o que torna a figura de Lady GaGa, uma figura popular.
Diria que, acima de todos esses motivos supracitados, que a coragem é o grande elevador de GaGa. No VMA 2009, no qual ela estava concorrendo para o prêmio de artista revelação (e ganhou), ela protagonizou um dos shows ocorridos durante o evento. Passaram por lá também Green Day, Taylor Swift, Beyoncé, Pink, entre outros, mas o show de GaGa se destacou. A música: Paparazzi. A cena: um hospício. A polêmica: além das vestimentas exageradas, que é a marca de GaGa, houve um falso sangramento, que espantou a todos os espectadores. 2009 foi o ano espetacular para Lady GaGa. Após o lançamento de Love Game e Paparazzi, que fizeram enorme sucesso, chegou a vez do super hit da cantora: Bad Romance. Não sai das paradas de sucesso até hoje.
Em 2010, com a carreira já em alta, lançou dois hits com a cantora R&B Beyoncé. Primeiro, Videophone, Lady GaGa atuou como participação especial, sendo a música de autoria de Beyoncé. Neste mês, foi lançado "Telephone", e desta vez, Beyoncé é que faz o papel de participação. Este clipe (Telephone) é considerado o auge da provocação e da quebra de clichês de Lady GaGa, por passar maior parte do clipe apenas com as roupas de baixo.
Então, ao tentar resolver o enigma do sucesso relâmpago de Lady GaGa, concluo que a população atual quer novidade. Quer espetacularização. Tem o desejo da extravagância. Portanto, Lady Gaga é o que eu gosto de chamar de "Ridículo Grandioso".
Peace All!


Um comentário:

  1. Adorei o post *-* é como se ele especulasse tudo sobre Gaga mais em forma resumida .
    Parabens .

    ResponderExcluir

Comente você também!