segunda-feira, maio 10, 2010

Jogo de números

Ontem, domingo, como sou católico, fui à igreja, como toda semana. Até aí, normal. Por agora, muitos devem estar pensando: "O que esta postagem tem a ver com números?" e a resposta é simples: TUDO!
A função desta postagem é revelar (ou tentar revelar) a mensagem que está por trás dos textos bíblicos, ou melhor... A mensagem numérica que está presente na Bíblia.
Não quero ser herege nem muito menos fazer pouco caso da religião. Apenas tento mostrar o que percebi nestes anos todos de leituras no Novo e Antigo Testamento. Vamos lá.
Primeiramente, gostaria de destacar dois números que estão extremamente presentes nos nossos dias. E esses dois números são a base da explicação numérica da Bíblia. 3 e 4.
É inquestionável a presença do número 3 na nossa vida. É considerado o número da perfeição, tudo de mais perfeito na natureza tem como base o número 3. O triângulo, a forma considerada a mais primorosa das formas geométricas, tem 3 ângulos internos. O pi (π), base do cálculo de área e circunferência de círculos, começa com o número 3 (3,141592653...). Na Bíblia, temos o número 3 presente em muitos momentos. Primeiramente, a Santa Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), a Sagrada Família (Jesus, Maria e José), as 3 forças que movem a humanidade (o bem, o mal e a arbitrariedade humana), os 3 poderes divinos (Onipresença, Onipotência e Onisciência), os três Reis Magos (Belchior, Baltasar e Gaspar) entre outros...
O número 4 também está muito presente. Os 4 pontos cardeais, os 4 elementos da natureza, os 4 membros do corpo... Na Bíblia, este número aparece meio camuflado. Os 4 evangelistas (Matheus, Marcos, Lucas e João), os 4 seres vivos (mencionados em Ap 4,6; 7,1; 20,8), os 4 Cavaleiros do Apocalipse (O Anti-Cristo, Guerra, Fome e Morte), e também os derivados de 4, como os 40 anos que Moisés guiou seu povo para Israel,
os 40 dias e 40 noites de meditação de Jesus no deserto, entre outros.
Agora, o que eu queria chamar a atenção nesta postagem é a combinação desses 2 números, que formam toda a mensagem bíblica.
3+4=7. 7, o número mais perfeito de todos, considerado o número da sorte, o número de "vidas" de um gato. Está presente em várias superstições, mas na Bíblia tem um significado especial. As 7 cabeças do dragão encontrado pela Virgem no Apocalipse, os 7 dons do Espírito Santo, os 7 pedaços de alimento que se multiplicaram (5 pães e 2 peixes) mas principalmente, os 7 dias que Deus levou para criar tudo o que existe no mundo e descansar no sétimo dia.
3x4=12. 12 meses no ano. 12 horas separando o meio-dia da meia-noite. O número 12 controla o nosso tempo. Na Bíblia, controla número de pessoas e entidades. 12 apóstolos, 12 tribos de Judá... O número 12 também aparece muitas vezes no livro das Revelações ou Apocalipse. A Virgem com 12 estrelas sobre a cabeça... 12 x 12000 = 144000, o número das pessoas que serão salvas, etc...
Só que o mais importante da combinação dos números 3 e 4 está na subtração. 4-3=1. 1, o número supremo, o número divino. Apesar da Santa Trindade ser composta por 3 figuras, ela é apenas uma. Um único Deus governa céus e terras. Deus enviou seu filho primogênito (primeiro e único) para nos salvar.
Observando todos esses números e suas combinações, posso chegar à conclusão de que a Bíblia quer passar uma mensagem por trás de toda a bela história. Uma mensagem subliminar que os povos antigos queriam que só os inteligentes o suficiente conseguiriam descobrir.
Talvez, fazendo como Newton fez estudando a Sagrada Palavra, possamos descobrir os mistérios relacionados à religião, à fé, e, principalmente, a nós mesmos.
P.S.: Talvez, mais uma combinação, só para convencer: Data do Natal, quando Jesus teria nascido: 25 (2+5=7)/12 (3*4=12)
Peace All! (e reparem: Jesus concedeu sua paz aos apóstolos 3 vezes...)

Um comentário:

  1. Juro que eu nao pensaria em nada disso!

    Jim Carrey em "O numero 23" pensou demais nisso, e o numero se tornou perseguição!

    Mas, vce me convenceu. Faz todo sentido do mundo, é meio paranoico e tudo, mas bem convincente, voce tem fortes agurmentos.

    Eu gostei =D

    ResponderExcluir

Comente você também!