quinta-feira, abril 08, 2010

Delimitação definitiva

Para diversificar um pouco, vou postar uma crítica, mas não a um blog, e sim ao pensamento humano sobre a música.
Todos sabem que a música foi inventada pelo ser humano, que percebeu os diferentes sons dos objetos na natureza e quis voltá-los a seu favor, fazendo algo agradável e divertido. Mas esse processo de produção musical envolve muitas outras complicações.
Quando o ser humano percebeu que a música atraía um grande número de semelhantes, percebeu-se que a música definitivamente tinha um efeito positivo sobre as pessoas. E se tinha um efeito positivo sobre as pessoas, o músico era o causador da boa sensação, e começou aí a fama musical. Os seres humanos começaram a admirar quem fazia música.
Muitos podem pensar que a música POP é bem recente, que a Madonna foi uma das precursoras, mas a música POP vem desde a época das cavernas, com pedras batendo nas outras, tambores, e tantos outros artifícios que os antigos homens usavam para fazer música. Agora a analisar a origem da palavra "POP". "POP" é uma palavra da língua inglesa que significa "popular", ou seja, apreciada por um grande número de pessoas. Muitas pessoas também devem ter pensado exatamente neste momento que, se música POP é aquela que é apreciada por um grande número de pessoas, assim também o rock, o funk, o samba, pagode, eletrônica, etc. também são POP, porque muitas pessoas gostam dessas músicas, portanto, todo gênero de música é POP. Mas há certas particularidades que as pessoas não percebem, e é isso que quero compartilhar aqui, a minha percepção, como músico, dos gêneros.
Primeiramente, um gênero não se define apenas pelos fãs, mas sim pela intenção do músico. É fato consumado que é o próprio músico que escolhe o gênero que vai tocar. Portanto, ele precisa ter uma intenção posterior. O que ele quer fazer com a música, até onde ele quer que sua música chegue, etc. E é a partir daí que surgem os gêneros musicais. Da intenção da música. Agora sim vamos às definições.

  • Pop: Gênero baseado nas letras. Tem foco na aproximação com o público ouvinte, com letras sobre acontecimentos rotineiros dos sentimentos das pessoas. A sonoridade atua como um fator secundário, apenas para servir como ritmo próprio. Em suma, o Pop é um gênero de música que é FEITO PARA SER FAMOSO, feito para atrair o maior número de pessoas possível.

  • Rock: Gênero baseado na sonoridade. Tem foco na demonstração dos instrumentos e elementos componentes da música, com letras sobre variados assuntos, muitas com tema polêmico e revolucionário, e algumas, sem sentido algum, valorizando os instrumentos. O solo, parte de muitas músicas de Rock em que apenas os instrumentos aparecem, sem voz, foi inventado especialmente para este estilo, justamente para valorizar ainda mais os instrumentos. Hoje em dia existe até solo de bateria. O Rock é um gênero dedicado à DIVERSÃO dos músicos.

  • Eletrônica: Gênero dependente da sonoridade. Tem foco na animação dos ouvintes para dançar, as letras, se existentes, são de poucas linhas, isso se não repetem a única linha a música inteira, com espaços grandes entre as repetições. As vozes têm bastantes efeitos, parecendo mais vozes virtualizadas. A música eletrônica tem por base as batidas virtualizadas e a total ou parcial exclusividade de sons produzidos por computador.

  • Rap: Gênero baseado nas letras. Tem foco no protesto contra as injustiças do governo com as pessoas simples, e as letras demonstram a fala suburbana, informal e cheia de abreviações. Ultimamente, principalmente nos Estados Unidos, o Rap tem sido vandalizado por Rappers que focam o dinheiro, a vida mansa e mulheres, e o objetivo inicial foi esquecido. A sonoridade também serve como acompanhamento secundário.

Espero ter esclarecido as dúvidas ainda restantes. Só para ter uma ideia, nas minhas indas e vindas na internet, vi até uma frase que doeu no coração: "Lady GaGa é Rock"... Se doeu em você também, então você sabe do que eu estou falando. Se não doeu, apesar de ter lido toda a minha explicação, abra os olhos e redefina seu conceito, não apenas de Pop ou Rock, mas de MÚSICA!!!
Peace All!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também!