sexta-feira, novembro 26, 2010

Quem quer comprar meu sonho?

O que é um sonho? Provavelmente ninguém parou para pensar neste assunto, pois consideramos este conceito tão trivial quanto respirar. E nem nos damos conta de que sonhar é tão, ou até mais importante que respirar.
Para quem não gosta de esperar "A Grande Família" terminar, no horário nobre da Globo, ao superar este horário, terá uma grata surpresa. A série global "Clandestinos - O sonho começou" abriu meus olhos e minha mente, por fazer com que, simplesmente e até toscamente, os sonhos das pessoas sejam reavivados e tenhamos consciência das nossas próprias aspirações.
A série fala sobre um diretor de teatro fracassado e sua assistente, que querem produzir uma peça revolucionária. A ideia principal é reunir pessoas de todos os tipos, por meio de uma audiência gratuita, e fazer uma seleção com elas, baseada em uma apresentação livre de 90 segundos, com o objetivo de captar as histórias trazidas pelas pessoas, ou seja, montar o roteiro da peça contendo personagens, falas e histórias sugeridas pelas experiências reais de cada candidato. Muitos deles falam sobre sua história de amor pela interpretação e sobre seus sonhos de serem atores. Mas o episódio de ontem realmente deixou-me com os olhos brilhando.
Sim, já frequentei aulas de teatro e sei como é gostoso deixar de ser quem você é para poder viver numa espécie de mundo paralelo, onde você pode ser quem você quiser. Confesso que esta série me deu saudades do meu tempo de teatro, que foram bons 2 anos da minha vida. Mas teatro à parte, o que o episódio de ontem retratou foi a história de um ator que conheceu a mulher de sua vida em uma peça, na qual ele interpretava Dom Quixote e ela estava na plateia. Ela era cirurgiã cardíaca e, depois de alguns dias se conhecendo, juntamente com os amigos, ela teria um transplante para operar. Ele acompanhou-a ao hospital e conheceu o senhor que estava na fila de espera. O transplante foi um sucesso e, enquanto acontecia, o rapaz relatava a tensão da família na sala de espera. Logo após a operação, ele declarou seu amor por ela, dizendo que não havia nada mais encantador do que salvar uma vida. Tiveram um filho, o qual foi chamado de Miguel, em homenagem ao autor de Dom Quixote, mas com os compromissos médicos da mãe, quem teve que cuidar da criança foi o pai. Disse que havia virado dona de casa, babá e esposa. Quando já estavam estabilizados, o rapaz começou a procurar emprego, mas a mulher havia inscrito-o na seleção dos "Clandestinos", à qual relutou em aceitar, pois afirmava que teatro não dava dinheiro. Sua mulher decepcionou-se com ele, porque estava desistindo do seu sonho. logo após a discussão do casal, ela recebeu um telefonema do hospital, que dizia que o senhor em quem ela havia operado o transplante precisava fazer uma cirurgia reparatória, padrão, mas que requeria uma certa urgência. Ao chegar ao hospital, o rapaz novamente acompanhando, encontraram o senhor se recusando a fazer a operação de reparação, pois afirmava que não adiantaria mais, que nada era para sempre. Quando o senhor começou a encaminhar-se para a saída, o rapaz tirou um ukulele da bolsa que carregava e começou a cantar "Sonho Impossível", de Chico Buarque. Ao ouvir as estrofes cheias de incentivo, o senhor chorou de emoção e aceitou fazer a operação, que também foi bem-sucedida. Após dar este exemplo, o rapaz acreditou novamente em seu sonho e decidiu se apresentar na seleção de "Clandestinos".
Muitas pessoas sonham em conquistar a felicidade. Uma vez, uma pessoa que tem um lugar muito especial no meu coração, me perguntou, via internet: "O que você faria: lutaria pela felicidade ou deixaria de ser feliz só pra não precisar lutar?". Muitas vezes obstáculos impedem nossa felicidade, mas temos tanto medo, ou preguiça mesmo, que nem tentamos desviar deste obstáculo, fazendo-o crescer diante de nós e desviando-nos do nosso sonho. Há de ser bravo, corajoso para seguir um sonho, para conseguir superar todas as dificuldades que ele te propõe. Porque convenhamos, sonhos são complicadores da nossa vida, mas que nos ajudam a viver, ajudam a manter nosso espírito e nossa alma em harmonia e faz com que tenhamos algo chamado perseverança.
Gostaria mesmo de falar tudo o que tenho para falar sobre sonhos nesta postagem, mas já está ficando longa e cansativa. Por isso, quero finalizar com um pedido. Sonhem, mesmo que falem que nunca conseguirão alcançar seus objetivos, sintam o que é sonhar e vivam como se estivessem no seu mais íntimo e profundo sonho, porque só então saberão como é ser quem quiser, como no teatro.

"Sonhar mais um sonho impossível
Lutar, quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar, quando a regra é vender"
Chico Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também!