terça-feira, junho 15, 2010

Feriado Nacional

Hoje, justamente hoje, dia 15 de junho de 2010 é decretado Feriado Nacional. Feriado esse que com certeza é mais sagrado pro povo brasileiro do que Páscoa e Natal. Feriado que não inclui trocas de presentes, refeições fartas e uma porção de musiquinhas, apesar que conta com a reunião da família e amigos, orações e apenas UMA música, que é conhecida pela maioria dos brasileiros. Não requer rituais complexos, o único ritual é reservar 90 minutos do seu dia para sentar em uma sofá ou então numa cadeira e fixar os olhos em uma tela. E gritar de vez em quando.
Se você pensou, pensou e pensou e não conseguiu adivinhar que feriado é esse, revelo-te que trato do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.
E vamos dizer que não se trata apenas do primeiro jogo, mas sim cada um dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, segundo a maioria dos brasileiros, é digno de um Feriado Nacional. E não é à toa. O futebol é a modalidade esportiva preferida dos brasileiros e nosso povo gosta de acompanhar todos os jogos, sendo a nação festiva como é.
Falando em festividade, gostaria de destacar alguns pontos que percebi no dia de hoje. Primeiramente, o rebuliço. Impressionante como, estando encerradas as atividades acadêmicas e labutárias, as avenidas se enchem de carros, ônibus, caminhões, motos, etc., só para as pessoas terem tempo pra chegar em casa para assistir ao jogo. A lotação nos pontos de ônibus e nos ônibus é terrível. Mas brasileiro que é brasileiro adora contato físico.
Outro ponto: as conversas. Aliás, A conversa. Em dia de jogo do Brasil pela Copa, não há outro assunto nas ruas, nos ônibus ou seja onde quer que for. Pessoas vestidas de verde-e-amarelo, fazendo do ridículo o máximo para parecer patriota sem servir no Exército. Cornetas, matracas e buzinas enchem nossos ouvidos de poluição sonora e a animação é geral. Fogos de artifício rolam soltos, pessoas saem gritando e buzinando dentro dos carros. Um inferno de Dante.
Durante o jogo, incrível como já não se vêem mais pessoas pelas ruas, nem carros nas avenidas, a não ser aqueles atrasados que não conseguiram chegar em casa a tempo do início do jogo, o que, aliás, é um pecado capital nesta data. A sequência é lógica: Quando o Galvão Bueno falar "Rola a bola no estádio, começa o jogo!", fogos começam a ser disparados. Depois, um silêncio absoluto na sua rua, a não ser quando acontece algum lance de perigo ou então algum jogador faz algo de errado. Aí surgem os xingamentos, que não param até o final dos 90 minutos. Quando sai gol do Brasil, fogos são disparados e gritos entusiasmados são ouvidos. Quando sai gol do time adversário, saem mais xingamentos ainda. Quando acaba o jogo e o Brasil vence, fogos são disparados e gritos entusiasmados são ouvidos. Se ocorre empate, saem muitos xingamentos. Se o time adversário ganha, prepare-se para ouvir os piores palavrões que tu já ouviu na tua vida.
Jogo do Brasil é assim. Animação geral. Pergunto-me se em outros países que também são bons no futebol (Alemanha, Itália, Inglaterra, França...) também há toda esta festa. Creio que não. Mas afinal, o povo brasileiro prestigia mais a Cruz que está no brasão da CBF do que a Cruz de Jesus. Pense nisto.
Peace All!

Um comentário:

Comente você também!