quarta-feira, junho 06, 2012

Meu abraço está te matando?

Às vezes me pergunto de onde surgiu o abraço. Qual foi o fantástico ser humano que inventou este confortável gesto que tanto nos acalma. Cheguei a uma conclusão de que pode muito bem ter sido inventado ainda na pré-história, quando nós humanos ainda não tínhamos o fogo, e precisávamos nos aquecer. Uns ficavam perto dos outros e enlaçavam seus membros no companheiro que estiver mais próximo, para manter o calor corporal.
À medida em que se foram criando laços afetivos entre seres humanos, um abraço já tinha significado psicológico. Queria dizer "eu te protejo, eu te aqueço, eu vou com a tua cara e não quero que você morra". Mas os humanos perceberam que, além de manter a temperatura, aquele negócio era confortável e aproximava o teu corpo da outra pessoa, fazendo as demonstrações de afeto bem mais românticas e agradáveis. Aí percebemos que encarar o ser que você tem afeto, ao invés de apenas reproduzir dá uma sensação incrível e muito legal. Começamos a amar de frente, olhando nos olhos, aquecendo e sendo aquecidos.
Só que com o passar do tempo, o abraço foi ganhando uma conotação íntima muito forte. Na Idade Média, o abraço já era um privilégio apenas para casados, pais e filhos e amigos do mesmo sexo. Se um homem abraçasse uma mulher em público, ele poderia ser preso por assédio. Nos dias atuais, não só o abraço, mas o contato físico entre desconhecidos muitas vezes é considerado invasão de espaço pessoal. As pessoas não se tocam mais, tem nojo umas das outras.
Pessoalmente, um abraço é um dos melhores contatos que duas pessoas quaisquer podem ter. O calor emanado, as peles roçando, o conforto imensurável de estar nos braços de alguém do teu afeto. É uma das melhores sensações que se pode sentir, é estar ali, imobilizado, mas lutando intensamente para ficar assim para sempre.
O primeiro abraço que recebemos geralmente é o de nossa mãe, logo ao nascer... Talvez seja por isso que é tão confortável. Você se sente protegido, de volta ao ventre materno, além deste gesto significar um carinho de nível elevado, sendo que fazendo isso, inconscientemente, você está representando a mãe do indivíduo a quem está abraçando.
Por isso, abrace. Abrace para nunca mais soltar. Demonstre o teu carinho por aquela pessoa tão especial mas não a sufoque. Não a mate. Deixe-a abraçar-te também, deixe essa pessoa mostrar o quanto você vale pra ela para que só assim os corpos em contato possam significar um progresso no intento de unificar ambos os corpos.

2 comentários:

Comente você também!